Antropologia Filosófica – Ser Humano, Produção Social da Individualidade

.

Eu sei que é chato assistir um video com mais de dez segundos. Ainda mais quando não é de cachorrinho e gatinho, mas de um bípede sem penas que fala sem parar e sem os cortes que os vloggers fazem pra parecerem menos aporrinhantes do que a natureza já lhes determinou no DNA.

É um video de insuportáveis nove minutos acerca exatamente desse assunto: o que é o tal do “ser humano”? Quão natural somos? O que é o Eu, o espírito, a alma, a subjetividade, a individualidade? Como esse bicho surge e se desenvolve?

Um video para interessados em filosofia. O resto pode chacoalhar as jóias e clicar na carinha de raiva. 😀

Trata-se de um trecho de minhas aulas de antropologia filosófica – filmado pelo ilustre físico Felipe Rafael Gomes Beato – em que comento o último dos parágrafos transcritos abaixo, nos quais o filósofo Mario Sergio Cortella esboça uma rápida definição do que é o “ser humano”:

Nossa relação de interferência no mundo se dá por intermédio da ação; entretanto, não é uma ação qualquer o que nos distingue, pois todos os animais têm ação. Nossa ação, porque altera o mundo, é ação transformadora, modificadora, que vai além do que existia; todavia, alguns outros animais também têm ação transformadora.

O que vai nos diferenciar, de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora consciente, ou seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas instintivamente ou por reflexo condicionado) em busca de uma mudança no ambiente que o favoreça.

/…/

Nós humanos somos, igualmente, um produto cultural; não há humano fora da Cultura, pois ela é o nosso ambiente e nela somos socialmente formados (com valores, crenças, regras, objetos, conhecimentos etc) e historicamente determinados (com as condições e concepções da época na qual vivemos). Em suma, o Homem não nasce humano e, sim, torna-se humano na vida social e histórica no interior da Cultura

(in: “A escola e o conhecimento”, capítulo 1).

Antropologia Filosófica – Ser Humano, Produção Social da Individualidade

Deixe um comentário