De como conhecer vinhos é conhecer a própria ignorância

.

Uvas Malbec fazem vinhos gostosos.
 
Porém, o que importa no vinho não é a uva, mas antes quem produz e aonde, e mesmo como mistura uvas.
 
Porque o solo é que determina o gosto da uva, e cada região tem características de solo particulares, e cada produtor tem um jeito de fazer também.
 
E ainda outra coisa: nunca uma garrafa de vinho é igual à outra, mesmo quando o nome, o produtor, as uvas e a data de produção são iguais. Aliás, o vinho de uma garrafa muda ao longo do tempo em que você o bebe, e tudo isso é causado por oxidação e coisas afins.
 
Por maior que seja a experiência que alguém possa ter, nunca se conhece vinhos que não se bebeu. Então, não há porque se preocupar em ser “conhecedor” de vinhos. Tem muito mais empáfia nesse negócio que verdadeiramente conhecimento; e quando alguém vem falar de “notas”, “buquê”, “caráter” do vinho e mil outras coisas, e enche esse discurso de adjetivos literários, não faz muito mais que uma poesia disfarçada de saber enologista.
 
Somalierismo é uma literatura metida a besta, e só convém como uma diversão ao se encher bem a cara com um bom vinho.
.
socrates (2)
só sei que Sukita é um veneno

 

.
6 comentários sobre “De como conhecer vinhos é conhecer a própria ignorância

  1. amei. Amo vinho tinto suave. Quando digo isto as pessoas me olham como se fosse uma ofensa terrível beber vinho doce. “você não sabe ber vinho”, me dizem. Eu só olho e penso, ” pronto, falou o sommelier, vai tirar um queijo da bolsa agora?”, mas não falo nada porque ainda não estou bêbado.

    Cara, curto muito os teus textos e os acho expiradores. ^^

    Curtido por 1 pessoa

  2. Meu amor, que alivio saber disso de alguém que, com certeza, sabe bem mais do que eu. Tenho alguns problemas com vinho se em quantidade rsrs mas eu realmente gosto um bocado. Tenho o mesmo problema do moço dos vinhos suaves, ou tinha, mas o dia em que bebi um vinho (nem me pergunte qual foi, apenas lembro que era branco) seco na casa de um amigo, tudo mudou. Mas continuo, obviamente, ignorante em relação a vinhos. Deixo pros entendidos, prefiro ficar só com o copo, obrigada.
    Obrigada pelo peso tirado. 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

