Uma nota acerca do MEDO ESQUERDISTA da revolução

.

manifesto comunista - star wars

Certas ditas esquerdas têm pavor da revolução.

A maioria delas não apenas expurgou a revolução de seus horizontes – donde o uso que fazem do termo “socialismo” (comunismo??? nem pensar) não remeter a nada mais que a velha socialdemocracia e suas ilusões idiotas de reformar isso e aquilo -, mas nega peremptoriamente qualquer possibilidade de haver uma e, acima disso, rejeita e execra qualquer circunstância que possa descambar em algo do tipo.

No teorismo sub-vulgar dessas esquerdas – em que coabitam os retalhos ideológicos mais inconsistentes o possível de serem concebidos (em separado, donde só mesmo seus geniais ideólogos podem costurá-los) -, há a concepção fundamentalíssima de um “etapismo” utópico que seria necessário para a revolução, sem o qual qualquer agitação das massas só pode ser desqualificada como uma espécie de “invasão bárbara” das ruas por hordas de usuários de pijamas.

Para que pudesse haver uma “autêntica” revolução, pensam os esquerdistas do Reino dos Céus, é necessário antes haver “consciência de classe”, e essa “consciência de classe” é uma “consciência política”; para haver essa “consciência política”, é preciso haver politização e educação, quer dizer, “educação crítica”; e essas coisas, politização e “educação crítica”, só podem ser desenvolvidas numa democracia.

a system error

Mas se a democracia atual não permite ou favorece nem uma coisa nem outra – ao contrário, tudo indica que nela temos a atrofia de ambas -, então é preciso “fortalecer” e, é claro, “aperfeiçoar” a democracia, antes de tudo.

Ficam, assim, nessa etapa inicial para sempre. Chamam essa vergonhosa realpolitik de “realismo”. Deixam a revolução para o eterno futuro, ou seja, tornam o que era um meio para se chegar a ela o seu fim último.

Entretanto, se as ruas insistem em negar que a revolução seja uma utopia e são tomadas por multidões perdidas em ignorância e desespero, tais esquerdas se lançam à tarefa suicida de menosprezá-las, reprová-las e contê-las, considerando-as como massa acéfala de manobra dos dominantes ou firmes batalhões de uma contra-revolução sem revolução.

organizar a revolução

Algumas dessas esquerdas, a minoria, percebem que não podem evitar considerar, por força das circunstâncias, haver a possibilidade da revolução; mas é necessário que a revolução seja a que trazem pronta em seus programas. Tais “esquerdas revolucionárias” começam e terminam por pensar que a revolução é sempre uma revolução planejada – tem data pra iniciar e acabar e traz de antemão, carimbado na testa dos indivíduos, o selo da “consciência de classe” (desenvolvida por meio da panfletagem do partido revolucionário na porta das manufaturas): pois uma revolução só pode ser, a priori, uma revolução “de esquerda”.

Jamais põem em conta que não é nenhuma “democracia crítica” ou atividade microlocalizada de marketing ideológico que “politiza” ou educa as massas na “consciência de classe”, mas sim a revolução mesma que permite fazê-los com alguma efetividade, ao longo de um doloroso, contraditório, sem datas e absolutamente incerto percurso – em que as esquerdas deveriam disputar as consciências, e não jogá-las imediatamente no lixo da política.

É assim que, antes mesmo de buscar de alguma vitória, entram na luta já derrotadas.

A História passará o rodo nelas. Façamos a História! Pois a revolução a princípio é sempre impossível, até o momento em que se torna inevitável, seja lá qual for o caminho que irá seguir – algo que depende totalmente das forças que a disputarão, donde ser absolutamente imprescindível uma esquerda disposta a agarrar o touro pelos cornos.

sobre a viatura da polícia

17 comentários sobre “Uma nota acerca do MEDO ESQUERDISTA da revolução

  1. “Ficam, assim, nessa etapa inicial para sempre.” (de aperfeiçoamento da democracia)
    Eu já vi militante do PCdoB defender que tem-se que dar incentivos para o desenvolvimento industrial do Nordeste pois lá ainda não teve Revolução Industrial, e sem indústria não tem proletário, e sem proletário não tem revolução.

    Curtir

    1. Exatamente. O PseudoBê é o partido do “comunismo burguês”. Faz tudo pela burguesia, porque, no final das contas, identificam nela o verdadeiro agente revolucionário… Brincadeira (ou não) à parte, esse é o etapismo clássico stalinista: primeiro, fazer a burguesia “nacional” cumprir sua “tarefa histórica” de desenvolver o capitalismo no Brasil, só depois disso o proletariado pode fazer a revolução. É uma receita de bolo estúpida, mas conveniente: pois assim os membros desse partido podem angariar migalhas financeiras dos engravatados.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Isso me lembra “inchar o bolo e depois fatiar”… Só que a fatiação nunca acontece.
        Mas então, o PCdoB é stalinista?

        Curtir

  2. “as esquerdas deveriam disputar as consciências, e não jogá-las imediatamente no lixo da política”
    O lixo da política seria a panfletagem e portas de fábrica, que você mencionou no parágrafo anterior? Ou entendi errado?

    Curtir

    1. O “lixo da política” é aquele limbo em que a esquerda joga as massas que prefere não disputar por achar que estão irremediavelmente atiradas aos braços políticos da direita. Uma avaliação montada sobre um grave equívoco, pois é uma avaliação elaborada em termos de disputa política.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário